Pular para o conteúdo

Programa Educativo traz arte e vida para Escola Municipal Dom Oscar 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Essa iniciativa faz parte do Programa Educativo, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Programa Educativo Iphan + 80 deixou sua marca na Escola Municipal Dom Oscar de Oliveira, localizada no bairro Cabanas, em Mariana. Os muros da instituição foram transformados em verdadeiras obras de arte pelos próprios estudantes, com a orientação dos artistas Anna Göbel e Chico Simões. 

Durante os dias 15 e 16 de abril, os alunos mergulharam na arte urbana e retrataram nas paredes da escola paisagens características da cidade, conhecida por seus cartões postais deslumbrantes. Igrejas históricas, casarios coloniais, manifestações culturais e a rica fauna local foram alguns dos elementos retratados, trazendo um pouco da identidade marianense para os muros da escola. 

Essa iniciativa faz parte do Programa Educativo, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que visa proporcionar uma nova abordagem para a educação patrimonial, conectando a comunidade e sua cultura por meio da arte. Além de embelezar os espaços públicos, a iniciativa busca fortalecer os laços com a tradição e a história da cidade. 

A segunda etapa do programa está prevista para os dias 25 e 26 de junho e oferecerá oficinas de formação para professores, agentes culturais e articuladores, com o objetivo de disseminar a iniciativa em outras escolas e centros culturais da região. Além da formação, o projeto disponibilizará vídeos que abordam aspectos do patrimônio local, enriquecendo ainda mais o conhecimento sobre a história e a cultura de Mariana. 

A Escola Municipal Dom Oscar de Oliveira, que foi o palco dessa transformação artística, está localizada na Rua Passagem de Mariana, nº 0, no Prédio Santa Rita de Cássia. Essa ação não apenas embeleza o espaço escolar, mas também promove a valorização da arte, da educação e da identidade cultural local.