A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) está preparada para abrir as portas da criatividade e da cultura com a primeira edição do Projeto Sextas Abertas deste ano. Acontecendo nesta sexta-feira (19/04), o evento marca o início de uma série de seis edições especiais patrocinadas pela Cemig, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. As atividades da Sextas Abertas integram também a programação da Semana da Inconfidência em Conexões, em Ouro Preto e Tiradentes.
Desde 2016, o Sextas Abertas tem sido um sucesso no calendário cultural de Ouro Preto, oferecendo um dia inteiro de atividades culturais e artísticas gratuitas para todas as idades. Com o apoio da Cemig, essa tradição promete ser ainda mais especial em 2024. “A FAOP sempre realizou com enorme carinho o Sextas Abertas, que este ano será potencializado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Ouro-pretanos e visitantes podem esperar por sextas-feiras memoráveis”, afirma Jefferson da Fonseca, presidente da FAOP.
As atividades serão realizadas no bairro Antônio Dias, na sede do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, no Casarão Pedro Aleixo. O local, com seus espaços variados, oferece o ambiente perfeito para oficinas e apresentações artísticas.
Além das oficinas, a Praça Antônio Dias será palco de espetáculos musicais, teatrais e de uma feirinha de arte e artesanato local. “Nessas seis edições, o que a gente espera é cumprir cada vez melhor o propósito do Sextas Abertas, que sempre foi o de valorizar artistas, trazer à tona a vitalidade de territórios e comunidades, e levar arte e cultura ao público em geral”, afirma Rachel Falcão, coordenadora do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP.
Com atividades que abrangem diversas linguagens artísticas, o projeto visa proporcionar uma experiência enriquecedora para o público de todas as idades. Desde artes plásticas até culinária, palestras e rodas de conversa, o Sextas Abertas promete um dia repleto de cultura e aprendizado.
O Sextas Abertas é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e conta com o apoio do Instituto Território Criativo e Realização IRENI Inteligência em Eventos, além do Governo de Minas Gerais. A chamada para artistas e agentes culturais participarem das próximas edições está aberta, e o público pode acompanhar todas as informações sobre o evento na página oficial do projeto no Instagram: @sextasabertas.