Pular para o conteúdo

Prefeitura capacita 91 merendeiras e garante qualidade na alimentação escolar 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A capacitação é uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está prevista na regulamentação da merenda escolar.

Com o objetivo de promover melhorias no preparo e manuseio de alimentos, visando à qualidade na alimentação das crianças e adolescentes das escolas da Rede Municipal, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Educação, realizou uma capacitação envolvendo 91 merendeiras. O evento ocorreu no Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães, neste sábado (13). 

A capacitação é uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está prevista na regulamentação da merenda escolar. Durante o encontro, as colaboradoras receberam uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), incluindo botas. 

Pamela da Silva, cozinheira da E.M. Dom Oscar, ressalta que o ingrediente principal da merenda escolar é o amor, mas destaca a importância da capacitação. “Estar aqui hoje é garantir aprendizado para que possamos servir alimentos mais saudáveis para as nossas crianças”, explica. 

O treinamento foi dividido em dois momentos. Inicialmente, as psicólogas Wanessa de Paula e Ana Clara Franco, do Núcleo de Apoio Psicossocial Escolar (Nape), vinculado à Secretaria de Educação, abordaram questões relacionadas às relações interpessoais. Ana Clara explica que foi promovido um momento de reflexão para que as profissionais pudessem repensar sobre si mesmas e o trabalho desenvolvido. 

Em seguida, nutricionistas ministraram palestras sobre “Cardápios e distribuição de merenda” e “Boas práticas de fabricação”. A nutricionista Cleidiane Ruth da Silva ressalta que o objetivo é sempre oferecer uma merenda de qualidade e segura para os estudantes. Vale destacar que a Prefeitura de Mariana conta com quatro nutricionistas na rede, garantindo alimentação para quase 8 mil estudantes. 

Esse esforço evidencia o compromisso com a saúde e o bem-estar dos alunos, além de reforçar a importância de uma alimentação adequada no ambiente escolar.