Pular para o conteúdo

Estudantes têm prazo para justificar ausência no Enem 2023 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Entre motivos aceitos pelo Inep, estão assalto, morte na família, privação de liberdade, casamento ou paternidade

Estudantes que ganharam isenção de taxa de inscrição na edição passada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023), mas por algum motivo não compareceram às provas, têm a oportunidade de justificar sua ausência no Enem 2024. O prazo para realizar a justificativa está aberto até o dia 26 de abril. 

De acordo com as regras estabelecidas para o Enem 2024, os candidatos que desejam fazer a justificativa devem apresentar algum documento que comprove o motivo pelo qual não compareceram às provas. 

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou o período para fazer a justificativa no dia 15 de abril, que coincide com o prazo para pedir a isenção de taxa de inscrição do Enem 2024. 

Para justificar a ausência no Enem 2023, o estudante precisa ter obtido isenção de taxa do Enem 2023, mas não ter comparecido às provas. O Inep aceita diversos motivos para a justificativa, incluindo assalto ou furto, acidente de trânsito, casamento ou união estável, entre outros. 

É previsto que o resultado das solicitações de isenção seja divulgado no dia 13 de maio, com a possibilidade de recursos sendo aceitos até o dia 17 de maio. O resultado final será anunciado no dia 24 de maio. 

Os estudantes que podem pedir isenção de taxa de inscrição do Enem 2024 incluem aqueles que comprovem ser da rede pública ou bolsistas da rede particular, desde que tenham renda de até um salário mínimo e meio, ou sejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). 

Entre os detalhes adicionais sobre quem pode solicitar a isenção de taxa de inscrição do Enem 2024 estão os estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio em escolas da rede pública, aqueles que estudaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede particular, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. 

É importante ressaltar que todos os estudantes precisam apresentar documentos que comprovem sua condição para solicitar a isenção de taxa. 

A participação no Enem é fundamental para milhões de estudantes que almejam ingressar no ensino superior, e essa oportunidade de justificar ausência proporciona uma chance adicional para aqueles que não puderam comparecer nas edições anteriores.