Pular para o conteúdo

Por meio do Programa Desenrola Brasil, clientes da Cemig podem negociar seus débitos 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os consumidores podem usufruir de benefícios especiais ao quitar suas dívidas.

Os cidadãos que possuem débitos com a Cemig têm a oportunidade de renegociar suas dívidas através do Programa Desenrola Brasil, uma iniciativa do Governo Federal que visa facilitar a regularização financeira dos brasileiros, especialmente daqueles que estão com o nome negativado. Com a recente prorrogação do prazo do programa pela União, que se estende agora até o dia 20 de maio, os clientes da Cemig têm um período adicional para resolver suas pendências financeiras com a empresa.  

A extensão do prazo beneficia especificamente aqueles com renda de até dois salários mínimos ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, que estejam enfrentando dívidas de até R$ 20 mil. É importante ressaltar que esses limites se aplicam aos débitos acumulados entre janeiro de 2019 e maio de 2023. Quaisquer dívidas contraídas após esse período não estão incluídas nas condições de negociação do programa. 

Segundo Wellington Cancian, gerente de Recuperação de Receita da Cemig, os clientes da empresa terão vantagens significativas ao regularizar seus débitos já corrigidos com a Companhia. Cancian enfatizou que “ao participar deste programa do governo federal, a Cemig se empenhou em oferecer condições mais favoráveis para a regularização dos clientes inadimplentes. As opções de negociação são mais atrativas para o consumidor, uma vez que são concedidos descontos que não são habitualmente praticados pela Companhia. Além disso, em determinadas circunstâncias, é possível parcelar o débito em várias prestações”. 

A renegociação das dívidas através do programa Desenrola Brasil será conduzida por uma plataforma online. Para acessar esse sistema digital, é necessário possuir uma conta no ambiente digital do Governo Federal, com os níveis de certificação Bronze, Prata ou Ouro. Caso o interessado na renegociação ainda não tenha uma conta na plataforma do Governo Federal, o cadastro pode ser feito diretamente no portal www.gov.br ou www.desenrola.gov.br. 

Quando o cliente acessar a plataforma do Governo Federal, criada para facilitar a adesão ao programa, poderá verificar se está elegível para refinanciar suas dívidas e se seus débitos pessoais estão incluídos no Desenrola Brasil. Em caso positivo, o déficits já recalculados e atualizados de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), poderão ser quitados com descontos expressivos à vista ou parcelados em até 60 vezes, de acordo com as opções disponíveis e determinadas pelo próprio sistema do programa.