Pular para o conteúdo

Governo Estadual destina verba para as Apaes, e unidade de Mariana aguarda previsão do repasse 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O evento onde foi anunciado o montante ocorreu no Minascentro, região central de Belo Horizonte.

Na quarta-feira, 3 de abril, o Governo de Minas divulgou a alocação de R$ 45 milhões destinados às Apaes durante a abertura do XV Congresso da Rede Mineira das Apaes e V Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família. O evento foi realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belo Horizonte, ocorrendo no Minascentro, na capital do estado. 

O anúncio foi feito pelo secretário-chefe de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro. Segundo ele, o repasse será conduzido pelo Governo de Minas através das secretarias de Estado de Casa Civil e de Desenvolvimento Social, com o objetivo de impulsionar projetos e programas promovidos pelas Apaes em todo o estado. No evento, também marcaram presença os secretários de Estado de Educação, Igor Alvarenga, e de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá. 

Minas possui um total de 432 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, que prestam assistência a 1,3 milhão de pessoas em todo o estado. Em contato com a unidade de Mariana, a auxiliar administrativa, Luziânia Souza, declarou que a Apae do município está entre as contempladas pelo projeto. Porém, não tem previsão para o repasse e nem o valor definitivo. 

Conforme destaca Glaúcia Boaretto, presidente da Federação das Apaes de Minas Gerais, a prestação de serviços na área de assistência social não recebe qualquer alocação de recursos do Governo Federal. “Temos conseguido, por meio da sensibilidade do governador e dos secretários, o entendimento sobre a dificuldade da manutenção de uma Apae”, destacou.  

Sob o tema “Vida independente e Deficiência Intelectual: vivências, práticas e desafios”, o XV Congresso apresentou palestrantes internacionais e 21 indivíduos com deficiência, proporcionando um debate científico e uma troca de conhecimentos destinada a aprimorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência (PCDs). O evento não apenas visa combater o capacitismo e promover a inclusão social, mas também persistir na defesa dos direitos dessa população.