Na última segunda-feira (8), uma reunião foi realizada entre o prefeito Celso Cota e a Associação de Moradores de Passagem de Mariana. O encontro foi na sede da Banda São Sebastião, onde a população requisitou providências como a despoluição da Cachoeira do Matadouro e a reforma do coreto e da praça adjacente. Também estavam presentes o vice-prefeito Cristiano Vilas Boas, membros do legislativo municipal e o diretor da SAAE, Valdeci Fernandes.
O líder do executivo anunciou que a Prefeitura elaborará um plano de manutenção contínua no distrito, incluindo a descontaminação da cachoeira até setembro, a restauração do coreto e da praça adjacente, a renovação da rede de esgoto da Rua João Batista e o calçamento da rua que conduz à Vila São Vicente. Celso Cota ainda acrescentou que as obras começariam ainda nesta semana.
Cristiano Vilas Boas enalteceu a importância de Passagem de Mariana em sua contribuição no esporte, no carnaval, na música e no turismo de Mariana. Vale ressaltar que, em 2022, Passagem foi reconhecido como primeiro Distrito Criativo de Minas Gerais, sendo também contemplado pelos programas de Valorização do Patrimônio Cultural e Estratégico de Desenvolvimento Socioeconômico.
Além disso, no mês passado, a Rede Globo realizou gravações da novela No Rancho Fundo na Mina de Passagem, importante ponto turístico e marco histórico de Mariana. Os moradores esperam que as demandas sejam atendidas pelo governo municipal.