Pular para o conteúdo

Distrito de Camargos recebe novas estações de tratamento de água 33 novos agentes tomam posse na Guarda Civil de Mariana Distrito de Camargos recebe novas estações de tratamento de água 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Com os novos formandos, a GCM agora conta com 147 guardas. 

Na manhã do último sábado (6), Mariana comemorou a conclusão do curso da 4ª turma da Guarda Civil Municipal, um evento aberto à comunidade realizado na Praça da Sé. Trinta e três recém-formados agora integram a Guarda Civil Municipal, trazendo um reforço essencial após completarem um treinamento rigoroso de cinco meses. 

Além de receberem instruções sobre técnicas de primeiros socorros, manuseio de armamento e prática de tiro, os guardas foram capacitados em questões de direitos humanos e preservação ambiental, evidenciando a amplitude do treinamento oferecido. Ao longo do curso, os candidatos são submetidos a instruções teóricas e práticas conforme uma grade curricular obrigatória estipulada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. 

Na cerimônia estiveram presentes o prefeito Celso Cota, o vice-prefeito Cristiano Villas Boas, a secretária de segurança pública Marta Guido, autoridades da segurança pública, membros do legislativo de Mariana e o deputado estadual Thiago Cota, que foi o paraninfo da turma. Inclusive, o deputado anunciou a contribuição de mais uma viatura para a corporação, sendo fruto de uma emenda parlamentar de sua autoria. 

Os 28 homens e 5 mulheres foram selecionados através de um concurso realizado em 2022 e deram início ao curso de formação em outubro de 2023. A partir deste sábado (13), estarão atuando nas ruas da cidade. A Guarda Civil Municipal foi estabelecida pela Lei Complementar 04/2001, há 23 anos. A primeira turma foi formada em 2002, seguida pela segunda em 2006 e a terceira em 2008. A corporação tem como responsabilidade primordial contribuir para a segurança e preservar o serviço e o patrimônio públicos.