Pular para o conteúdo

Celebração dos 110 anos da Banda Oito de Dezembro, de Cachoeira do Brumado 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A trajetória da banda é uma narrativa de várias gerações em que a música atua como elo entre passado, presente e futuro.

Em 10 de abril, a Sociedade Musical Oito de Dezembro, sediada em Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana, celebrou 110 anos desde sua fundação. Para marcar essa data especial, a instituição organizou uma programação especial para os dias 20 e 21 do mesmo mês. 

No sábado, a programação ocorrerá na igreja Nossa Senhora da Conceição, situada no distrito, iniciando às 18h30. O evento incluirá uma missa festiva e homenagens a músicos destacados. O presidente da Sociedade, Elton Gomes de Freitas, ressaltou: “Vamos prestar homenagem a duas figuras que integraram a banda, Altair e Geraldo. Mesmo que não estejam mais conosco, serão sempre lembrados com muito afeto por todos”. 

Outra personalidade homenageada na ocasião será o ex-presidente Antônio Machado Lima, popularmente reconhecido na comunidade como Antônio Maçã. “Lançaremos a medalha de honra ao mérito que levará o nome dele. Antônio teve um papel muito importante na história da banda, pois a reestruturou nos anos 90, em parceria com Altair. Essa medalha será usada a partir desse dia para reconhecer atuais músicos. Inclusive, no dia do lançamento, iremos condecorar sete membros da banda que ingressaram na década de 90”. 

No domingo, as festividades têm início cedo, às 8h, quando a aniversariante e outras quatro bandas desfilam pelas ruas do distrito até a Praça João Ramos. Lá, a partir das 10h, elas se apresentam. Além da Oito de Dezembro, participam do evento a Banda Acordes Celeste, também de Cachoeira do Brumado, a Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus, de Padre Viegas, a Corporação Musical União Sete de Setembro, de Ponte Nova, e a União Musical São Domingos, de Diogo de Vasconcelos, que juntas realizam o tradicional Encontro de Bandas. 

Confira a programação: 

20 de abril – sábado 

Local: igreja Nossa Senhora da Conceição 

18h30 – Missa de aniversário da banda  

20h – Lançamento da medalha de Honra ao Mérito Presidente Antônio Machado de Lima 20h30 – Condecoração a sete músicos  

21h – Homenagem in memorian a Geraldo Nunes de Freitas e Altair José Nunes  

21 de abril – domingo 

Local: Praça João Ramos 

8h – Desfile individual das bandas por ruas do distrito  

10h – Encontro de bandas com a Sociedade Musical Oito de Dezembro, Banda Acordes Celeste (Cachoeira do Brumado), Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus (Padre Viegas), Corporação Musical União Sete de Setembro (Ponte Nova), e União Musical São Domingos (Diogo de Vasconcelos). 

Também como forma de enaltecer a importância da Sociedade Musical Oito de Dezembro, o vereador Edson Agostinho Carneiro executou uma menção honrosa à banda na última reunião ordinária da Câmara Municipal, que aconteceu na segunda-feira (8). O registro de número 02/2024 foi aprovada de forma unanime pelos membros do legislativo