Pular para o conteúdo

Tradição em Mariana, ‘Procissão das Almas’ reúne dezenas de pessoas 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A lenda por trás desse evento ancestral é a de que um morto vaga entre os vivos todos os anos.

Na madrugada do último sábado (30), o Centro Histórico de Mariana foi palco de uma tradição que perdura há mais de 30 anos: a Procissão das Almas.  

Dezenas de pessoas vestidas com túnicas brancas e segurando velas se reuniram para percorrer o trajeto entre a Arquiconfraria de São Francisco e a Igreja de São Francisco de Assis, em uma procissão marcada por cantos de marchas fúnebres. 

A lenda por trás desse evento ancestral é a de que um morto vaga entre os vivos todos os anos. Ana Cláudia Rôla, uma das organizadoras do evento, destaca a importância dessa tradição como parte do patrimônio imaterial de Mariana. “A Procissão das Almas é a representação de duas lendas, esse patrimônio imaterial precisa ser preservado”, ressalta. 

Promovido pelo Movimento Renovador de Mariana e pela Casa de Cultura Academia Marianense de Letras, com o apoio da Prefeitura Municipal, o cortejo deste ano contou com a participação de cerca de 70 pessoas. 

As lendas que cercam a Procissão das Almas adicionam um aspecto místico e intrigante ao evento. Uma delas narra a história de Maricota, uma senhora que presenciou a procissão e foi surpreendida por um integrante que lhe pediu para guardar sua vela. Ao retornar, a vela havia se transformado em osso, causando sua morte por susto. 

Outra lenda conta a história de uma beata que difamou uma jovem da comunidade, acusando-a de ser namorada do padre. Após a morte da moça, durante seu velório, o defunto se ergueu do caixão, revelando a verdadeira caluniadora. A beata, então, foi incumbida de uma penitência que a acompanhou até sua própria morte. 

Essas narrativas folclóricas, aliadas à atmosfera única da Procissão das Almas, tornam o evento uma tradição enraizada na cultura e na história de Mariana, perpetuando-se ao longo das gerações.