Pular para o conteúdo

Presidente do TSE avisa que autores de fake news serão responsabilizados nas eleições 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Também foram estabelecidas parcerias com entidades da sociedade civil para a checagem de fatos.

O Dia Internacional da Checagem de Fatos, celebrado em 2 de abril, não passou despercebido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aproveitou a ocasião para reforçar sua missão de assegurar a veracidade das informações e combater as fake news durante as Eleições Municipais de 2024. O presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, enfatizou a importância dos esforços em uma sessão plenária, destacando os avanços legislativos e operacionais para coibir a desinformação. 

O ministro Moraes ressaltou a criação do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE), lançado em março no TSE, que já está operando em colaboração com os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Esta iniciativa, que envolve também entidades como o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), será reforçada com a participação da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Polícia Federal. 

Além do CIEDDE, Moraes destacou a aplicação efetiva das resoluções aprovadas pelo TSE para regular o pleito municipal, incluindo medidas como a proibição de deepfakes, restrições ao uso de robôs e a responsabilização das plataformas digitais por não removerem conteúdos fraudulentos. Também foram estabelecidas parcerias com entidades da sociedade civil para a checagem de fatos, visando a proteção da integridade do processo eleitoral e a liberdade de escolha dos eleitores. 

O TSE adotou diversas iniciativas para enfrentar a desinformação, incluindo o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), que permite a qualquer pessoa denunciar conteúdos enganosos diretamente à Justiça Eleitoral, e o Programa de Enfrentamento à Desinformação, que conta com mais de 150 parceiros na luta contra narrativas falsas. 

Orientações também foram divulgadas para que os cidadãos identifiquem e evitem compartilhar informações enganosas, incluindo dicas para verificar a fonte, a data de veiculação e a veracidade do conteúdo, bem como para identificar deepfakes, tecnologia usada para distorcer a realidade. 

Em um contexto de crescente preocupação com a disseminação de informações falsas, o TSE reforça seu compromisso com a transparência, a verdade e a democracia, garantindo que os eleitores tenham acesso a fatos verdadeiros e possam fazer suas escolhas de forma consciente e informada.