Pular para o conteúdo

Dengue: população de Mariana é orientada a procurar atendimento nas UBSs 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A Policlínica Central, no entanto, deve ser procurada apenas com encaminhamento médico.

Febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas avermelhadas pelo corpo são alguns dos sintomas da dengue, e a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde de Mariana é que os moradores busquem atendimento médico em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) distribuídas pelos bairros e distritos da cidade. 

Segundo o médico infectologista Alexandre Bragato, a dengue se manifesta por etapas. “Os primeiros sintomas persistem até o sétimo dia da infecção, e o tratamento é feito com antitérmicos e muita hidratação”, explica. A doença pode se apresentar de forma assintomática ou evoluir para casos graves, caracterizados por sintomas como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. “A recuperação do paciente acontece em uma média de dez dias após contrair a doença”, acrescenta o especialista. 

Para oferecer mais opções de atendimento aos usuários com sintomas de dengue, nove UBSs tiveram seus horários de funcionamento ampliados para os sábados. A Policlínica Central, no entanto, deve ser procurada apenas com encaminhamento médico. 

Confira os horários de funcionamento das UBSs: 

  • Centro, São José, Cabanas, Rosário, Santo Antônio e Passagem de Mariana: 7h às 16h 
  • Santa Rita Durão, Monsenhor Horta e Cachoeira do Brumado: 8h às 15h 

Os atendimentos aos finais de semana seguirão até maio, oferecendo à população de Mariana uma alternativa acessível para o diagnóstico e tratamento da dengue.