Pular para o conteúdo

Com três mortes confirmadas, Itabirito é destaque em casos de dengue

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O combate a essas doenças exige esforços contínuos de toda a sociedade.

Minas Gerais enfrenta uma séria crise de saúde pública devido ao aumento significativo de casos de dengue e outras arboviroses. Segundo dados oficiais, o estado registrou 321.587 casos confirmados de dengue somente neste ano. 

Além disso, há um total de 152 óbitos confirmados por dengue, com outros 541 casos em investigação. A febre Chikungunya também preocupa, com 72.084 casos confirmados e 28 óbitos confirmados, além de outros 28 em investigação. Em relação ao vírus Zika, foram registrados 154 casos prováveis, com 15 confirmações, sem óbitos confirmados ou em investigação. 

Na região próximo a Mariana, os números também são alarmantes. Destaca-se Itabirito, que registrou três mortes por dengue. Conselheiro Lafaiete lidera em casos de dengue, seguido por Sabará. Já Diogo de Vasconcelos apresenta o menor número de casos da doença. 

Quanto à febre Chikungunya, Acaiaca e Ponte Nova se destacam com o maior número de casos proporcional à sua população. 

É importante ressaltar que o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, representa uma ameaça contínua à saúde pública. O combate a essas doenças exige esforços contínuos de toda a sociedade, incluindo medidas de prevenção, conscientização e eliminação de criadouros. 

A população é lembrada de que os ovos do mosquito da dengue podem permanecer viáveis por até 400 dias, aguardando condições ideais para a eclosão, como calor e chuva. O aumento dos casos neste ano é um reflexo da falta de combate à dengue no ano anterior.