Pular para o conteúdo

À sombra dos críticos: uma pequena homenagem aos Agentes de Endemia 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Nas trincheiras da guerra contra o pequeno, mas temido aedes aegypti, há uma legião de heróis pouco reconhecidos: os agentes de endemia. Enquanto o resto de nós está ocupado apontando dedos e lançando acusações, esses valentes guerreiros estão lá fora, batendo de porta em porta, enfrentando sol escaldante e chuvas torrenciais, na busca incansável por focos do mosquito transmissor de doenças perigosas. 

Enquanto alguns se contentam em apontar falhas e encontrar culpados, esses agentes estão ocupados agindo. Enquanto alguns negligenciam seus quintais e ignoram os alertas, esses heróis estão lá, arriscando suas próprias vidas para proteger as comunidades. É uma ironia amarga que aqueles que mais criticam são muitas vezes os mesmos que contribuem para o problema. 

Portanto, é hora de uma mudança de perspectiva. Menos dedos apontados, menos críticas vazias, e mais reconhecimento para aqueles que estão na linha de frente. Eles merecem nosso apoio, nossa gratidão e nossa admiração. São eles que enfrentam o desconforto, a hostilidade e o perigo para manter nossas casas e comunidades seguras. 

Então, da próxima vez que um agente de endemia bater à sua porta, abra com um sorriso e ofereça-lhe um pouco de gratidão. Porque, afinal de contas, são eles que estão verdadeiramente fazendo a diferença enquanto o resto de nós apenas reclama.