Pular para o conteúdo

Projeto Formiguinha alcança seu objetivo e Vila Serrinha ganha pavimentação 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Moradores arrecadaram R$ 60 mil em doações e usufruíram de mão de obra voluntária

O Projeto Formiguinha iniciou em 6 de janeiro deste ano com o objetivo de pavimentar a rua Caetano Pinto, situada na ocupação Vila Serrinha, no bairro Cabanas. O projeto recebeu este título em metáfora às formigas, que executam suas atividades em ajuda mútua, em prol de um bem maior. De pouco em pouco, e cada cidadão ajudando no que pode, a meta foi alcançada. 

A prefeitura tem realizado estudos ao longo de várias gestões para construir uma rota alternativa para o tráfego pesado do Cabanas, porém nenhum progresso foi feito. A recém pavimentação não só alivia o trânsito na Cidade Alta, como também facilita o acesso à rodovia e ao distrito de Passagem de Mariana. 

A rua em questão existe há mais de 20 anos, mas por se tratar de uma ocupação, o poder público dependia de burocracias para a regulamentação do local e, somente após, o início das obras. Por isso, os atuais moradores iniciaram por conta própria. 

Mesmo com a pressão da Câmara de Mariana e a realização de visitas técnicas para avaliar a situação, nenhuma ação foi tomada. Inclusive, por causa do programa de regularização urbana, o REURB, em 7 de fevereiro, o prefeito Celso Cota, o vice-prefeito Cristiano Vilas Boas e vereadores residentes do bairro, fizeram uma visita na Vila Serrinha. Porém, até o momento não há resposta da prefeitura se houve alguma ajuda do poder público nas obras. 

O estudo feito pela equipe técnica responsável do REURB, contabilizou aproximadamente 5 mil residências irregulares na cidade, situadas no Morro Santana, Morada do Sol, Vila Serrinha, Cartuxa, Vale Verde, Cristal, São Gonçalo, Santo Antônio e Santa Rita de Cássia. 

A obra foi concluída no dia 16 de março, trazendo celebração, alegria e enorme orgulho. Com pouco mais de dois meses de trabalho voluntário e de arrecadação solidária, o Projeto Formiguinha custeou o encanamento, a compra dos bloquetes e realizou a obra. De 4 em 4 anos foi difícil planejar uma melhoria dessas, mas os moradores deram exemplo.