Com um foco na prevenção, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) do 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM) iniciou suas atividades este ano em Ouro Preto e Mariana. Nas duas cidades, 690 alunos do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental serão beneficiados durante o primeiro semestre de 2024. O objetivo do PROERD é colaborar com as escolas e os pais dos alunos, promovendo a distância em relação ao uso de drogas e comportamentos criminosos.
Na cidade de Mariana, o PROERD está sendo conduzido pelo Sargento PM Josimar e pela Cabo PM Maraísa. Durante este primeiro semestre, 450 alunos do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental de cinco escolas serão beneficiados: Escola Estadual Professor Soares Ferreira, Escola Municipal Monsenhor José Cota, E. M. Cônego Paulo Diláscio, E. M. Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida e E. M. de Paracatu. No dia 06 de março, pela manhã, os instrutores realizaram uma palestra sobre o PROERD para os estudantes da E. M. Cônego Paulo Diláscio.
Em Ouro Preto, o PROERD está sendo implementado pelos Sargentos PM Juliano e Saulo em cinco instituições de ensino: Escola Estadual de Ouro Preto, E. E. Dom Velloso, Escola Municipal São Sebastião, E. M. Monsenhor João Castilho Barbosa e E. M. Simão Lacerda. Uma novidade para este semestre é a organização de uma visita de oito turmas do PROERD ao Centro de Referência em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (CREADS), localizado na sede da Fazenda Engenho D’água, em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto. O Sargento Juliano compartilhou: “Esta visita faz parte do Projeto ‘Econhecendo Trilhas’, que recebe apoio do Ministério Público de Minas Gerais.”