Pular para o conteúdo

TJMG mantém sentença em caso de improbidade administrativa de Celso Cota 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A concessão de benefícios administrativos ou fiscais sem respaldo legal configura improbidade administrativa, causando prejuízo ao erário.

Durante a 6ª Reunião Ordinária do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, realizada no último dia 11, a 2ª Câmara Cível decidiu, por unanimidade, negar provimento ao recurso interposto por Celso Cota Neto contra uma sentença referente a uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa. 

O caso em questão envolveu a concessão irregular de isenção tributária por parte do Prefeito Municipal de Mariana, Celso Cota Neto. Segundo a acusação, o prefeito celebrou um contrato de locação residencial com um particular, que incluía a isenção do pagamento do IPTU e demais taxas municipais. 

Ao analisar o recurso apresentado por Celso Cota Neto, a relatoria do processo destacou que as isenções fiscais foram concedidas sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à situação. Além disso, ressaltou que a concessão de benefícios administrativos ou fiscais sem respaldo legal configura improbidade administrativa, causando prejuízo ao erário. 

Diante disso, a decisão do Tribunal de Justiça confirmou a sentença de primeira instância, que declarou nula a isenção tributária concedida pelo município de Mariana e condenou Celso Cota Neto ao pagamento de multa civil, bem como à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. 

O julgamento reforça a importância do cumprimento rigoroso das normas legais e regulamentares no exercício da administração pública, visando a proteção do patrimônio e dos interesses da coletividade. 

Procurado por nossa equipe de reportagem Celso Cota não respondeu aos questionamentos realizados.