Pular para o conteúdo

Programa Escola em Tempo Integral é iniciado na rede municipal de ensino  

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O programa abrange mais de 30 oficinas distribuídas em quatro eixos temáticos.

O Programa Escola em Tempo Integral foi oficialmente iniciado na rede municipal de ensino de Mariana, oferecendo atividades extracurriculares durante o contraturno escolar. Amparado pela Lei 238/2023, o modelo está disponível para os estudantes do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental matriculados nas escolas da rede municipal. 

O programa abrange mais de 30 oficinas distribuídas em quatro eixos temáticos: esporte e lazer, educação para a vida, arte e cultura, e estudos orientados. Essas atividades são conduzidas por monitores capacitados de acordo com suas áreas de atuação. Cláudia Novais, professora de História e monitora do Tempo Integral, destaca que essa iniciativa representa um avanço significativo para a Educação do município. 

“Ela traz novos elementos para a educação formal dos estudantes, como cultura e assuntos transversais que geralmente não são abordados no ensino regular devido à grade curricular e à limitação de tempo”, explica Novais. Cada unidade escolar tem sua própria programação de atividades, adaptada conforme as necessidades e particularidades da comunidade. 

Vanilza Ribeiro, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, ressalta que o programa não se limita apenas ao aprendizado intelectual, mas também contribui para o desenvolvimento emocional dos alunos. “Ele também auxilia no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando a comunicação, expressividade e construção do pensamento”, afirma Ribeiro. 

A implementação da Escola em Tempo Integral está ocorrendo gradualmente ao longo do mês de março. Onze escolas deram início às atividades. Nesta segunda-feira (11), outras 16 unidades de ensino estão oferecendo a modalidade, e a expectativa é de que todas as instituições do Ensino Fundamental sejam contempladas.