Pular para o conteúdo

Guarda Civil de Mariana passa por requalificação para atualização de técnicas e abordagens 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Na prática, são dedicadas 12 horas de instrução, incluindo a realização de 100 disparos de tiro, simulando situações cotidianas da profissão.

Os agentes da Guarda Civil de Mariana estão passando por um processo de requalificação, visando a atualização de técnicas e abordagens. O treinamento, organizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Segurança Pública, é uma medida determinada pela Polícia Federal e estabelecida na Lei nº 3.365, de 2020, que institui o armamento da Guarda Civil. 

O curso abrange uma série de atividades teóricas e práticas, com foco em orientações sobre as características de funcionamento, manejo, transporte e guarda de armas de fogo. Além disso, os agentes recebem instruções sobre a manutenção adequada desses dispositivos. Na prática, são dedicadas 12 horas de instrução, incluindo a realização de 100 disparos de tiro, simulando situações cotidianas da profissão. 

O instrutor encarregado da requalificação é o GCM Magalhães, devidamente credenciado pela Polícia Federal, que também atua como avaliador do processo. Para obter aprovação, os agentes devem alcançar uma pontuação que comprove sua capacidade técnica e habilidade no manuseio de armas de fogo. 

Atualmente, Mariana conta com 114 guardas civis em atividade, enquanto outros 33 estão em processo de formação para integrar a corporação. A requalificação dos agentes é uma medida fundamental para garantir a eficácia e a segurança das operações realizadas pela Guarda Civil, contribuindo para a proteção e o bem-estar da população marianense.