Pular para o conteúdo

Atleta marianense é convocado para seleção brasileira master de handebol 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O jogador teve seu primeiro contato com o esporte nos jogos escolares de Mariana. 

Ítalo Henrique de Oliveira, 36 anos, é nascido em Mariana e começou a sua trajetória no handebol aos 14 anos, no JEM. Logo em seguida, iniciou os treinamentos na seleção de base marianense. Hoje, o atleta atua na equipe adulta da Associação Marianense, na equipe master do Minas Master Handebol e na Associação Atlética Caldense, em competições de São Paulo e sul de Minas. 

Dentre as mais de 20 equipes em que atuou, Ítalo foi campeão mineiro júnior, vice-campeão mineiro adulto, vice-campeão geral do JIMI, pentacampeão da copa estrada real, além de diversos títulos regionais, pela Associação Marianense de Handebol. No ano passado, ele participou pela segunda vez do Campeonato Brasileiro Master pelo Minas Master, chegando à final da competição e tendo atuação individual elogiada. Infelizmente o título não veio, mas a competição ficou marcada por eliminar o atual tricampeão da competição e ser o primeiro time a disputar o título fora do estado de São Paulo. 

Em entrevista ao Jornal Ponto Final, o marianense declarou que recebeu a notícia da convocação de forma inesperada, mesmo já sendo um dos nomes da lista de pré-convocados do ano passado. “É uma história engraçada. Estava em um aniversário de um amigo, quando vi um áudio no whatsapp, DDD 83 e um número que não tinha salvo na agenda. Deixei para ouvir depois, achando que poderia ser um engano de quem enviou ou algum tipo de propaganda…Essas coisas chatas que recebemos todo dia. Quando cheguei em casa, fui ouvir (o áudio) já era quase meia-noite. Dei um pulo na hora! Corri, acordei minha mulher e fui contar a novidade. Chorei igual menino pequeno! Realização de um sonho!”, disse Ítalo com entusiasmo e se sentindo premiado por tantos anos dedicados ao esporte. 

O jogador irá representar o Brasil na Terceira Copa América de Handebol Master, pela Seleção Brasileira de Handebol Master Nordeste, que é para atletas de 35 anos ou mais. O torneio acontecerá entre os dias 15 e 18 de agosto, em San Juan, capital de Porto Rico. 

Em meio ao recente debate sobre a Bolsa Atleta no município, e sendo fruto dos jogos escolares e associação marianense, Ítalo enfatizou que o esporte necessita de maior investimento do poder público, com políticas públicas eficientes, valorização de entidades esportivas e profissionais que atuam na área. 

“Precisamos que o esporte seja tratado como a ferramenta de transformação social que ele é! O dia que nossos políticos entenderem isso de verdade, seremos uma potência!  Temos muitos jovens com potencial esportivo! Porém, esse potencial esportivo só será desenvolvido, se fortalecermos as nossas bases. É um discurso batido, mas que infelizmente precisa ser repetido para que as pessoas tomem providências!”