Pular para o conteúdo

Aprovado ‘Projeto de Lei’ que garante leitos separados para mães de natimortos  

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A proposição destaca a importância do acolhimento diferenciado para essas mães que enfrentam o trauma de perder um filho.

Durante a 6ª Reunião Ordinária, realizada na tarde do último dia, o Projeto de Lei n° 17/2024, de autoria do vereador Ronaldo Bento, foi aprovado por unanimidade pelos membros da câmara municipal de Mariana. 

O PL estabelece que as Unidades de Saúde credenciadas ao SUS (Sistema Único de Saúde) em Mariana, bem como as unidades de saúde da rede privada, devem disponibilizar leitos separados exclusivamente para mães que passaram pela experiência de natimorto. 

A proposição destaca a importância do acolhimento diferenciado para essas mães que enfrentam o trauma de perder um filho e estão vulneráveis a abalos emocionais, principalmente devido ao ambiente em que compartilham espaços com outras mães e seus recém-nascidos. 

O Vereador Ronaldo Bento, autor do projeto, ressaltou que a medida visa oferecer suporte emocional e condições mais humanizadas para as mães que vivenciam esse momento delicado. “É fundamental proporcionar um espaço de acolhimento e privacidade para essas mulheres, garantindo um ambiente mais adequado para lidar com a dor da perda”, afirmou o vereador. 

Com a aprovação do Projeto de Lei, espera-se que as Unidades de Saúde de Mariana implementem as medidas necessárias para cumprir a determinação, assegurando o bem-estar e a dignidade das mães que enfrentam essa situação de luto.