Pular para o conteúdo

Município homenageia personalidades com Medalha Presidente Pedro Aleixo 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O evento ocorreu no CineTeatro Municipal Primaz de Minas, promovido pela Prefeitura de Mariana.

A sexta-feira (01) foi marcada por uma cerimônia de reconhecimento e celebração dos valores éticos, morais e sociais em Mariana, com a entrega da Medalha Presidente Pedro Aleixo a onze personalidades que se destacaram na aplicação da Justiça e na Promoção da Paz. O evento ocorreu no CineTeatro Municipal Primaz de Minas, promovido pela Prefeitura de Mariana. 

Entre os homenageados, Gilberto Pinto Diniz, presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), recebeu a Especial Medalha Pedro Aleixo e expressou sua satisfação com o reconhecimento: “Essa medalha tem um simbolismo especial para mim. Ela leva o nome de uma figura luminar mineira”. Além dele, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, e o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Ramon Tácio de Oliveira, também foram agraciados com a mesma medalha. 

Outras sete personalidades foram honradas com a Medalha Presidente Pedro Aleixo, incluindo a Juíza Federal de Ponte Nova, Ana Carolina Aguiar, o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Durval Ângelo Andrade, o ex-grão-mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, Edilson de Oliveira, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Mônica Libânio Bretas, o desembargador do TJMG Marcos Henrique Brant, o deputado Federal Paulo Abi-Ackel e o ex-vereador de Ouro Preto Vicente Pedrosa. 

Além dos homenageados de 2023, a juíza de Mariana, Fernanda Mascarenhas, e o desembargador do TJMG, Marcílio Eustáquio Santos, também receberam a medalha durante a solenidade. Todos os agraciados foram presenteados com um quadro do artista plástico marianense Camaleão, que retrata o ex-presidente Pedro Aleixo, e o livro “Restauro da Casa de Câmara e Cadeia de Mariana”. 

O evento ainda prestou uma homenagem póstuma a Pedro Aleixo, político, advogado, professor e jornalista nascido em 1º de agosto de 1901 no distrito de Bandeirantes, reconhecido como ex-presidente do Brasil pela Lei 12.486, de 2011. Aleixo ficou conhecido por seu histórico voto em prol da democracia brasileira, ao rejeitar o Ato Institucional nº 5 em 1968, destacando-se como único dos 23 membros a fazê-lo. 

A Medalha Pedro Aleixo traz inscritos os termos “Dever e Sinceridade”, que evocam o legado de Pedro Aleixo e seu compromisso com os princípios democráticos e o Estado de Direito.