Pular para o conteúdo

IFMG promove roda de conversa sobre maternidade para marcar o mês das mulheres 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A roda de conversa marca o início de uma série de atividades planejadas para celebrar o "Março das Mulheres" no IFMG

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher e destacar as contribuições femininas na ciência e na academia, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) inicia o mês de março com uma programação especial. No dia 7 de março, às 14h, o projeto “Vozes da Extensão” promoverá a roda de conversa “Maternidade e Ciência: contribuições das instituições de ensino para a equidade de gênero”. 

O evento contará com a participação da renomada professora Fernanda Staniscuaski, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), que trará sua expertise sobre o tema. A mediação ficará por conta da professora Elke Beatriz Félix Pena, do Campus Ouro Preto do IFMG. A transmissão será realizada pelo canal IFMG Play, no YouTube, possibilitando a participação de interessados de todo o país. 

A roda de conversa marca o início de uma série de atividades planejadas para celebrar o “Março das Mulheres” no IFMG. Além disso, será lançado o Grupo de Trabalho da Política Institucional de Enfrentamento à Violência de Gênero, Assédio Sexual e Assédio Moral, reforçando o compromisso da instituição com a promoção da igualdade e o combate à violência. 

Fernanda Staniscuaski é reconhecida internacionalmente por suas contribuições na área da Biologia Molecular e Biotecnologia. Fundadora e coordenadora do Movimento Parent in Science, dedica-se atualmente a pesquisas sobre parentalidade na academia e na ciência, buscando promover a equidade, diversidade e inclusão. Sua trajetória, que inclui três licenças maternidade, é um exemplo inspirador de conciliação entre maternidade e carreira científica. 

Elke Beatriz Félix Pena, por sua vez, é uma figura ativa na promoção da igualdade de gênero e do respeito à diversidade. Mãe, doutora e mestre em Estudos Linguísticos, ela atua como professora no IFMG – Campus Ouro Preto e integra o Núcleo de Enfrentamento à Violência de Gênero da instituição. Seu trabalho reflete um compromisso contínuo com a construção de um ambiente acadêmico mais inclusivo e igualitário. 

A roda de conversa promete ser um espaço enriquecedor para reflexões e trocas de experiências sobre os desafios e oportunidades enfrentados por mulheres na ciência e na academia, especialmente no contexto da maternidade. A participação é aberta a toda a comunidade interessada em contribuir para a construção de um ambiente acadêmico mais justo e inclusivo.