Pular para o conteúdo

Agentes de combate às endemias intensificam mutirão de combate ao Aedes Aegypti em Mariana 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A ação visa combater a proliferação do mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

No último sábado (02), a Secretaria de Saúde de Mariana mobilizou 26 agentes de combate às endemias para dar continuidade ao mutirão de limpeza e bloqueio de focos do Aedes aegypti, iniciado no bairro Cabanas desde o dia 26 do mês anterior. A ação, que visa combater a proliferação do mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, envolveu a vistoria de cerca de 200 imóveis, orientação aos moradores e recolhimento de inservíveis. 

“Algumas casas nós não conseguimos entrar durante a semana, por isso é tão importante retornarmos. Os índices para a proliferação do mosquito e os casos de dengue, continuam altos”, explicou a agente Gisele Damas. Além das orientações, também foram oferecidos serviços como a pulverização de inseticidas para os imóveis com indicação técnica, utilizando a bomba costal para garantir maior eficácia no combate aos insetos. 

A programação do mutirão continua até a próxima sexta-feira (8), quando as equipes estarão mobilizadas no bairro Santa Rita de Cássia. Durante as visitas, os agentes repassam informações essenciais sobre o ciclo de vida do mosquito e os cuidados necessários para evitar sua proliferação. Além disso, realizam o tratamento de caixas d’água com larvicidas, indicam a aplicação de inseticidas com bomba costal e removem inservíveis que possam acumular água, proporcionando condições favoráveis para a reprodução do Aedes aegypti. 

O resgate das residências que eventualmente se encontram fechadas durante a semana está programado para o próximo sábado (09), garantindo que nenhuma área seja deixada de fora das ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor de doenças.