No último sábado (02), a Secretaria de Saúde de Mariana mobilizou 26 agentes de combate às endemias para dar continuidade ao mutirão de limpeza e bloqueio de focos do Aedes aegypti, iniciado no bairro Cabanas desde o dia 26 do mês anterior. A ação, que visa combater a proliferação do mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, envolveu a vistoria de cerca de 200 imóveis, orientação aos moradores e recolhimento de inservíveis.
“Algumas casas nós não conseguimos entrar durante a semana, por isso é tão importante retornarmos. Os índices para a proliferação do mosquito e os casos de dengue, continuam altos”, explicou a agente Gisele Damas. Além das orientações, também foram oferecidos serviços como a pulverização de inseticidas para os imóveis com indicação técnica, utilizando a bomba costal para garantir maior eficácia no combate aos insetos.
A programação do mutirão continua até a próxima sexta-feira (8), quando as equipes estarão mobilizadas no bairro Santa Rita de Cássia. Durante as visitas, os agentes repassam informações essenciais sobre o ciclo de vida do mosquito e os cuidados necessários para evitar sua proliferação. Além disso, realizam o tratamento de caixas d’água com larvicidas, indicam a aplicação de inseticidas com bomba costal e removem inservíveis que possam acumular água, proporcionando condições favoráveis para a reprodução do Aedes aegypti.
O resgate das residências que eventualmente se encontram fechadas durante a semana está programado para o próximo sábado (09), garantindo que nenhuma área seja deixada de fora das ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor de doenças.