Pular para o conteúdo

Projeto Minas Santa terá inclusão de religiões africanas e protestantes em 2024 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Mesmo sendo de cunho cristão, também há o sincretismo na umbanda.

Com o intuito de celebrar as tradições e a religiosidade da Semana Santa em Minas Gerais, o Governo do Estado lançou a segunda edição do projeto turístico “Minas Santa”. O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), Leônidas de Oliveira, anunciaram o programa que tem como objetivo fomentar as atividades religiosas nas diversas cidades do estado durante o período da Semana Santa. 

Na edição deste ano, o programa conta com a participação de aproximadamente 600 municípios e mantém como objetivo principal posicionar Minas Gerais como o principal destino turístico do país durante a Semana Santa. O foco permanece em destacar as diversas expressões culturais e religiosas – católicas, evangélicas e das comunidades afro-brasileiras – relacionadas à fé, além de valorizar o patrimônio cultural material e imaterial. Segundo o governador Romeu Zema, Minas Gerais já possui uma sólida tradição religiosa, e o Minas Santa visa fortalecer ainda mais a importância do estado durante as celebrações em todo o país. 

Esta é a segunda edição do programa, que em 2023 registrou um crescimento turístico sem precedentes, conforme indicado pelos dados do IBGE, alcançando um aumento de 720% em relação à média nacional. De acordo com o governo de Minas, estatísticas também revelam que 36% dos visitantes do estado têm como principal objetivo explorar os patrimônios religiosos e os locais de relevância histórico-cultural, resultando em uma movimentação econômica de cerca de R$ 5 bilhões no último ano. 

O turismo religioso é o segmento que mais contribui para o desenvolvimento de novas rotas turísticas em Minas Gerais. O programa Minas Santa contará com atividades em rotas emblemáticas do estado, tais como o Caminho da Luz, o Caminho da Fé, o Caminho Nos Passos de Dom Viçoso, o Caminho das Capelas, os Caminhos Franciscanos e o Caminho Religioso da Estrada Real (Crer), que engloba 31 municípios, incluindo Mariana, Caeté, Itabirito, Tiradentes e São Lourenço. O Caminho da Fé, que é a rota mais visitada do país, atrai em média 20 mil viajantes anualmente e gera uma movimentação econômica de aproximadamente R$ 24 milhões por ano. Inspirado no icônico Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, esta rota abrange diversas cidades mineiras, como Andradas, Crisólia, Tocos do Mogi, Inconfidentes, Borda da Mata, Ouro Fino, Estiva, Consolação, Paraisópolis e Luminosa. 

Em 2023, na primeira fase do projeto de impulso ao turismo religioso, as religiões de matriz africana não foram contempladas na programação. Contudo, em 2024, o governo decidiu incluir essas vertentes, as quais também terão um itinerário de celebrações durante o período da Semana Santa. De acordo com o secretário Leônidas, a programação também engloba eventos evangélicos, como congressos e retiros característicos deste período.