Pular para o conteúdo

Prefeitura cria Grupo de Trabalho para tombamento de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Iniciativa visa preservar memória do desastre ambiental de 2015 e garantir proteção histórica dos territórios afetados.

A Prefeitura Municipal de Mariana anunciou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de instituir um Termo de Referência (TR) para a elaboração de um diagnóstico técnico visando o tombamento do Distrito de Bento Rodrigues e o Subdistrito de Paracatu de Baixo. A medida surge como resposta ao rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 5 de novembro de 2015, que resultou em um desastre ambiental de proporções devastadoras. 

O decreto municipal, assinado pelo prefeito Celso Cota Neto, destaca a importância do diagnóstico técnico como ferramenta fundamental para subsidiar e justificar o tombamento dos territórios afetados. Além disso, ressalta a necessidade de preservar a memória do desastre, que resultou em perdas humanas e impactos ambientais de grandes magnitudes, com repercussão mundial. 

O GT será composto por diversas secretarias municipais, incluindo a Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que presidirá o grupo, e a Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer, responsável pela Secretaria Executiva do GT. Além disso, contará com representantes do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e das comunidades atingidas de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. 

Com duração inicial de 120 dias, o Grupo de Trabalho poderá ser prorrogado por despacho fundamentado do Presidente, conforme necessidade. Adicionalmente, poderão ser convocados outros membros para compor o GT, conforme critério estabelecido.