Pular para o conteúdo

Cruzeiro faz intercâmbio com o atleta marianense Jhosefer 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O jogador de 19 anos foi destaque da raposa na Copa São Paulo.

Na temporada de 2024, a integração entre Cruzeiro e Real Valladolid, ambos os clubes pertencentes a Ronaldo Fenômeno, se intensificou. Após negociar o intercâmbio de Otávio e o empréstimo de Lucas Oliveira, o clube também fez a transferência do jovem meia Jhosefer, que participará de um período de experiência de um mês. 

Jhosefer Raphael Januario é natural da cidade de Mariana e ingressou no Cruzeiro aos 10 anos de idade, fazendo sua estreia como jogador profissional aos 18 anos, em 2022, sob o comando de Paulo Pezzolano. Inicialmente, o jogador foi formado principalmente como atacante pelas beiradas do campo. No entanto, no ano passado, ele atuou como lateral direito em algumas ocasiões. Durante a participação na Copinha, também desempenhou o papel de volante. Com seu contrato estendido até o final de 2025, o jogador esteve presente como titular em todos os jogos do Cruzeiro na Copinha, demonstrando um desempenho notável, que o destacou como um dos principais jogadores da equipe vice-campeã.  

Um pouco antes de sua ida para a Espanha, o jogador esteve em sua cidade natal e concedeu uma entrevista ao Jornal Ponto Final. Perguntado como iniciou sua carreira, Jhosefer disse que começou a jogar bola com 4 a 5 anos, em um escolinha em Mariana chamada CVDR. Ainda muito jovem, um representante do time ouropretano de futsal ADL foi atrás da família para ter o menino atuando no seu time. O pai dele  autorizou, e Jhosefer ficou mais ou menos 6 meses jogando em Mariana e em Ouro Preto. Mostrando já um grande talento, o representante do ADL conseguiu testes nos grandes clubes mineiros, e sem pestanejar, o pequeno atleta escolheu o Cruzeiro, seu time de coração. 

Durante 4 anos, Jhosefer ia para Belo Horizonte e voltava para Mariana. Fase da sua carreira que o jogador lembra das dificuldades enfrentadas para alcançar seu sonho de ser um jogador de futebol de alto nível. Jhosefer relata que nesta época seus pais e seus irmãos foram essenciais para sua continuidade, fazendo de tudo para que a jovem promessa virasse realidade. 

Pelo Cruzeiro, o jogador foi campeão da Copa do Brasil sub-20 no ano passado, ficou em segundo lugar na Copinha deste ano, e foi campeão da Série B pelo time profissional, em 2022. Inclusive, na entrevista, ele disse que guarda o dia da estreia pelo profissional com muito carinho. “Com toda certeza minha estreia no profissional do Cruzeiro no dia 13/03/2022 é um dia que ficou marcado em minha vida” 

O jogador foi junto ao goleiro Otávio em um período de experiência no Valladolid, previsto para ocorrer no primeiro semestre na Espanha. Jhosefer permanecerá hospedado no hotel do Real Valladolid durante sua estadia no clube, onde será observado, ele retornará à equipe base do Cruzeiro.