Pular para o conteúdo

Coordenadora do CAC esclarece sobre nova identidade e prazos de atualização 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O prazo estendido até 2032 permite que os cidadãos aguardem um período maior para realizar a substituição do documento.

Após receber diversas reclamações sobre a demora nos serviços oferecidos pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) em Mariana, a atual coordenadora do CAC, Daniele, trouxe esclarecimentos importantes sobre a nova identidade nacional, visando orientar os cidadãos quanto aos prazos e procedimentos. 

A nova Carteira de Identidade Nacional começou a ser confeccionada a partir de dezembro de 2023, trazendo consigo mudanças significativas. Daniele destacou que, embora haja a nova identidade, não há obrigatoriedade imediata de troca do documento. Os cidadãos têm até o ano de 2032 para realizar essa atualização. 

Para aqueles que possuem a identidade no modelo antigo dentro do prazo de validade de 10 anos, não é necessário efetuar a troca imediata. O prazo estendido até 2032 permite que os cidadãos aguardem um período maior para realizar a substituição do documento. 

No caso de documentos vencidos, também é possível efetuar a troca, porém, não há obrigatoriedade se o documento estiver em bom estado, sem danos. Daniele ressaltou que, devido à alta demanda e ao fato de o CAC atender não apenas o município de Mariana, mas também outras cidades, é necessário um pouco mais de paciência por parte dos cidadãos ao agendar o serviço de identidade. 

Uma novidade positiva é que a primeira via da nova identidade é gratuita para todos, independente da data de emissão, e o prazo para realização dessa primeira via também é até 2032. O agendamento para emissão da identidade é feito exclusivamente pelo site cidadão.mg.gov.br, mas Daniele assegurou que o CAC está disponível para atendimento presencial e para fornecer mais informações através do telefone 3557-6210. 

Com essas informações esclarecedoras, a coordenadora do CAC e a Câmara de Mariana buscam proporcionar um melhor atendimento aos cidadãos e garantir que todos possam realizar a atualização de suas identidades dentro dos prazos estabelecidos, de forma tranquila e eficiente.