Pular para o conteúdo

Campanha Março Lilás: um alerta para a prevenção do câncer de colo de útero 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O grande destaque da conscientização sobre esse tipo de câncer reside no fato de que, na maioria das vezes, ele pode ser prevenido.

O mês de março chega com um importante alerta para a saúde da mulher. Com a campanha Março Lilás, busca-se conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, uma doença que merece atenção especial. 

O câncer de colo de útero, excluindo-se o câncer de pele não melanoma, figura como o terceiro tumor maligno mais comum entre as mulheres, sendo a quarta causa de morte por câncer no Brasil. Essa condição é causada pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Embora a infecção genital por esse vírus seja comum e geralmente não cause doença, em alguns casos, pode levar a alterações celulares que evoluem para o câncer. 

O grande destaque da conscientização sobre esse tipo de câncer reside no fato de que, na maioria das vezes, ele pode ser prevenido. A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Essa vacina pode prevenir até 70% dos cânceres de colo de útero e 90% das verrugas genitais. 

Outra medida importante de prevenção está relacionada à redução do risco de contágio pelo HPV, que ocorre principalmente por via sexual. O uso de preservativos durante a relação sexual é essencial nesse sentido. Além disso, o exame preventivo, conhecido como Papanicolau, deve ser realizado periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual. Esse exame é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas em estágios iniciais, as quais, quando tratadas, são curáveis na maioria dos casos, impedindo a evolução para o câncer. 

Prevenir é um gesto de amor à vida. Portanto, não deixe de se cuidar e de se informar sobre a importância da prevenção do câncer de colo uterino. Junte-se à campanha Março Lilás e ajude a conscientizar cada vez mais pessoas sobre esse tema tão relevante para a saúde da mulher.