Pular para o conteúdo

Prefeitura de Mariana adota medidas emergenciais para combater surto de Dengue 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Decreto estabelece ações de vigilância em saúde pública diante da situação crítica na cidade.

No contexto do alarmante surto de casos de Dengue no município de Mariana, o prefeito Celso Cota Neto assinou o Decreto nº 11.726, em 15 de fevereiro de 2024, instituindo medidas de vigilância em saúde pública para conter a propagação da doença. O documento, fundamentado na Lei nº 13.301/2016 e em considerações jurídicas e sanitárias, visa enfrentar a emergência em saúde pública decretada na região. 

Dentre as medidas estabelecidas, destacam-se a conscientização e mobilização da comunidade, especialmente mulheres em idade fértil e gestantes, por meio de campanhas educativas e orientativas. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação serão responsáveis por promover ações nas escolas municipais, visando informar os estudantes sobre as medidas de vigilância em saúde. 

O decreto também autoriza a realização de visitas aos imóveis públicos e privados para eliminação do mosquito e de seus criadouros, bem como o ingresso forçado em casos de abandono, ausência ou recusa de acesso, conforme preconiza a Lei nº 13.301/2016. Essas ações serão coordenadas pelas autoridades de saúde locais, em conformidade com o princípio constitucional da propriedade privada. 

A administração municipal poderá notificar proprietários de terrenos baldios ou abandonados para que tomem medidas de limpeza e eliminação de focos de mosquitos vetores em um prazo estipulado. Em caso de descumprimento, o município poderá realizar as intervenções necessárias, cobrando os custos dos responsáveis. 

O decreto também prevê a recolha automática de veículos abandonados e objetos depositados em vias públicas por mais de 48 horas, além da adoção de tecnologias modernas para combate ao mosquito transmissor, incluindo o uso de drones para dispersão de produtos químicos em áreas de difícil acesso. 

Essas medidas emergenciais buscam conter o avanço do surto de Dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, garantindo a saúde e o bem-estar da população marianense. A administração municipal reforça a importância da colaboração de todos os cidadãos na execução dessas ações preventivas.