Pular para o conteúdo

Morre Cônego Agostinho aos 103 anos 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A causa da morte ainda não foi informada.

Na madrugada do último sábado (17), faleceu o cônego Agostinho de Lourdes Coimbra, na Santa Casa de Ouro Preto. Conforme informações da Arquidiocese de Mariana, o cônego Agostinho era o membro mais idoso do clero da cidade. Ele veio a óbito aos 103 anos de idade, após dedicar 79 anos de sua vida ao sacerdócio. 

Sua ordenação como padre ocorreu em 26 de novembro de 1944, pelas mãos do arcebispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira. Ao longo de sua jornada religiosa, desempenhou o papel de pároco em diversas comunidades, incluindo as paróquias de São Gonçalo, em Acaiaca, Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo, e Cristo Rei, em Ouro Preto. 

O Monsenhor Enzo dos Santos, vigário geral da Arquidiocese de Mariana, expressou seu pesar pela partida de Agostinho e destacou que o cônego viveu seus últimos dias com serenidade e paciência. “Seremos eternamente gratos pelo querido Cônego Agostinho, pelo sorriso que sempre irradiou com alegria e esperança, pelas mãos que confortaram e perdoaram. Que Deus o recompense por tudo”, declarou. 

O velório teve início no sábado às 12h na Matriz Cristo Rei, em Ouro Preto. A missa inicial foi  presidida pelo padre Wesley Pires do Santos. No domingo, houve mais duas missas pela manhã e a última celebração eucarística foi às 15h, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Airton José dos Santos. O sepultamento foi no cemitério São Miguel, no bairro Saramenha, também em Ouro Preto.