Pular para o conteúdo

Executivo divulga dados sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O total de casos registrados foi de 396, sendo que a faixa etária predominante entre os pacientes foi de adultos entre 25 a 40 anos.

Após solicitações feitas pelo Jornal Ponto Final, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, informou os dados referentes às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) registradas no ano de 2023 no município. Segundo o levantamento, foram notificados: 

  • 12 novos casos de HIV (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) 
  • 96 casos de Infecções sexualmente adquiridas (candidíase, cancro mole, gonorreia) 
  • 168 casos de Sífilis adquirida 
  • 38 casos de Sífilis em gestante 
  • 4 casos de hepatites virais 
  • 78 casos de síndrome do corrimento uretral 

O total de casos registrados foi de 396, sendo que a faixa etária predominante entre os pacientes foi de adultos entre 25 a 40 anos. 

Segundo a prefeitura são realizadas diversas ações de conscientização e prevenção ao longo do ano, incluindo atividades durante eventos sociais na cidade, como a Feira Noturna, realizada às quintas-feiras na Praça dos Ferroviários, e eventos educativos no Centro Histórico/Jardim. Durante o Carnaval de 2024, por exemplo, foram realizadas ações educativas para alertar a população sobre a prevenção das IST. 

Para manter esse trabalho preventivo, a Secretaria de Saúde recebe materiais educativos, como preservativos, panfletos e cartazes, fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Esses materiais são disponibilizados à população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na farmácia central do município. 

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes e são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa infectada. Geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Exemplos de IST incluem herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, HIV, HPV e hepatites virais B e C. 

O contato sexual, incluindo sexo oral, anal ou genital, constitui uma oportunidade para os micro-organismos serem transmitidos de uma pessoa para outra, o que reforça a importância do uso de métodos de prevenção, como o uso correto e regular de preservativos.