Pular para o conteúdo

Dú assume cadeira de Deputado Federal em substituição a Euclydes Pettersen 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Embora tenha sido candidato a Deputado Federal pelo PSC em 2022, Duarte não obteve sucesso na conquista da cadeira.

Duarte Júnior, ex-prefeito de Mariana e atual secretário executivo do Fórum de Prefeitos do Rio Doce, tomará posse como Deputado Federal, ocupando a cadeira de Euclydes Pettersen, presidente do Republicanos em Minas, que se licenciará do cargo. 

A posse de Duarte Júnior ocorre em um momento estratégico, já que ele é pré-candidato à prefeitura de Ouro Preto e busca ampliar sua visibilidade política. Conhecido na região, ele ficou marcado por ter sido o prefeito interino de Mariana durante o trágico rompimento da Barragem de Fundão, em 2015. Após o desastre, ele permaneceu na chefia do executivo por mais um mandato, demonstrando capacidade de liderança e gestão em momentos críticos. 

Embora tenha sido candidato a Deputado Federal pelo PSC em 2022, Duarte não obteve sucesso na conquista da cadeira. Agora, com essa nova oportunidade, ele pretende fortalecer sua atuação política em nível nacional, enquanto continua sua trajetória na busca pela prefeitura de Ouro Preto. 

A posse de pré-candidatos a prefeito na Câmara dos Deputados em ano eleitoral é uma prática comum, que proporciona visibilidade aos postulantes e permite que os presidentes de partidos dediquem tempo às questões partidárias, como a organização de chapas eleitorais. Euclydes Pettersen, ao se licenciar, concentrará esforços na articulação de pré-candidaturas à prefeitura, sendo que não há um prazo definido para seu afastamento temporário, mas geralmente ocorre antes do período pré-eleições, com duração de aproximadamente quatro meses.