Pular para o conteúdo

Tradição religiosa marca início da Quaresma em Mariana 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Celebração com uso de cinzas na Catedral Basílica da Sé deu início às preparações para a Semana Santa na cidade histórica.

Na histórica cidade de Mariana, situada em Minas Gerais, uma tradição religiosa que remonta ao século XVIII continua a marcar o início da Quaresma. Nesta quarta-feira (14), a Igreja Católica celebrou a missa com o uso de cinzas na majestosa Catedral Basílica da Sé. 

O município de Mariana é conhecido por ter sido o local onde foi edificado o primeiro bispado de Minas Gerais, consolidando sua importância na história religiosa do estado. A celebração com o uso de cinzas, que marca o início da Quaresma, é uma tradição profundamente enraizada na cidade, simbolizando o período de penitência e reflexão que antecede a Semana Santa. 

A missa realizada na Catedral Basílica da Sé reuniu fiéis e devotos que participaram desse momento significativo para a comunidade católica local. Durante a cerimônia, os participantes receberam as cinzas como um símbolo da transitoriedade da vida e do propósito de se voltarem para a espiritualidade durante os próximos quarenta dias. 

A celebração da Quaresma e a preparação para a Semana Santa têm um lugar especial no calendário cultural e religioso de Mariana. Além de suas ricas tradições históricas, a cidade é conhecida por preservar e celebrar suas raízes religiosas, atraindo visitantes e devotos de diversas partes do país.