Pular para o conteúdo

SES-MG reforçou importância da prevenção às ISTs durante o Carnaval 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Preservativos, gel lubrificante e testes rápidos estiveram disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do Estado.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) intensificou as ações de conscientização e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em todo o estado durante o Carnaval. A medida tinha como objetivo alertar a população para o crescimento preocupante do número de casos de ISTs em Minas Gerais e reforçar a importância do sexo seguro durante as festividades carnavalescas. 

Para garantir a disponibilidade de insumos preventivos, a SES-MG distribuiu aos 853 municípios mineiros uma grande quantidade de preservativos masculinos e femininos, além de unidades de gel lubrificante. Ao todo, foram entregues 6.903.792 unidades de preservativos masculinos, 130.285 preservativos femininos e 298.400 unidades de gel lubrificante, que podem ser retirados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

Além disso, foram disponibilizados testes rápidos para diagnóstico de diversas ISTs, incluindo HIV, sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Essa oferta de testagem favoreceu a estratégia de prevenção combinada, que consistiu na utilização de múltiplos métodos para evitar a transmissão dessas doenças. 

Segundo especialistas, a prevenção combinada engloba diversas estratégias adaptadas às necessidades individuais e contextuais, visando à saúde integral das pessoas. Entre essas medidas, destacam-se a testagem regular para o HIV, o tratamento das ISTs, a imunização para hepatites A e B, além da Profilaxia Pré-Exposição (Prep) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). 

A Prep consiste na tomada de medicamentos antes da relação sexual, preparando o organismo para enfrentar possíveis contatos com o HIV. Já a PEP é uma medida de urgência utilizada após exposições de risco à infecção, como violência sexual ou relações desprotegidas. A PEP está disponível em unidades de atenção especializada e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), devendo ser iniciada entre quatro e 72 horas após a exposição. 

Diante desse cenário, a SES-MG reforçou a importância de adotar práticas de sexo seguro durante o Carnaval e de buscar orientação e cuidados preventivos nas unidades de saúde do estado. A prevenção é fundamental para a promoção da saúde e o bem-estar de todos, especialmente durante períodos festivos como o Carnaval.