Pular para o conteúdo

Polícia Civil se mobiliza no enfrentamento à violência contra a mulher no Carnaval  

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou a campanha "Depois do não, é crime, uai!".

Com o objetivo de garantir um Carnaval seguro e tranquilo para todos, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou a campanha “Depois do não, é crime, uai!”. Com o slogan impactante, a iniciativa visa orientar os foliões sobre condutas criminosas e como evitar situações de risco durante as festividades carnavalescas. 

A campanha, inserida no contexto do “Carnaval da Liberdade. Carnaval da Tranquilidade”, disponibiliza uma série de materiais informativos, como vídeos, cards para redes sociais, leques, adesivos, panfletos e cartilhas, contendo dicas para prevenir os principais crimes e garantir a segurança pessoal dos foliões. Todo o material está acessível nas redes sociais oficiais da instituição e no site da PCMG. 

Equipes da Polícia Civil já estão atuando na conscientização durante os eventos de pré-Carnaval e continuarão mobilizadas durante os dias oficiais da folia, tanto na capital quanto no interior de Minas. Em cidades como Itabira, na região Central de Minas, a ação já foi realizada com sucesso, contando com a adesão de instituições parceiras. 

Um dos principais focos da iniciativa é o enfrentamento da violência contra a mulher, visando prevenir casos de importunação sexual, estupro e outros crimes dessa natureza. A delegada Nicole Perim enfatiza que, após o não da vítima, qualquer tentativa de forçar uma relação sexual configura crime passível de prisão. 

Além disso, a campanha oferece orientações para segurança pessoal, visando reduzir casos de furtos, roubos e golpes durante os festejos. Dicas como evitar sair sozinho, guardar pertences de forma segura e ficar atento a possíveis golpes são destacadas como medidas preventivas. 

Durante o Carnaval, a PCMG contará com 1,2 mil servidores adicionais para reforçar o efetivo em unidades de plantão, delegacias de cidades turísticas, unidades periciais e postos médico-legais. O ônibus da Delegacia Móvel estará em pontos estratégicos da capital para auxiliar os foliões. 

Para registro de ocorrências, além das unidades policiais físicas, a população pode utilizar a Delegacia Virtual, que oferece simplicidade, comodidade e segurança para o registro online de diversos tipos de ocorrências, com a mesma validade do registro presencial. 

A PCMG, por meio do Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), também estará atuando no Plantão Integrado Acolhe Minas, na Casa Verde, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, para oferecer acolhimento e orientação às vítimas de violência durante o Carnaval. 

Com a campanha “Depois do não, é crime, uai!”, a Polícia Civil de Minas Gerais reafirma seu compromisso com a segurança e a proteção dos cidadãos durante as festividades carnavalescas, incentivando um ambiente de respeito e tranquilidade para todos os foliões.