Pular para o conteúdo

Ministério da Saúde adota medidas para combater a transfobia em atendimentos médicos

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Renovação do “Meu SUS Digital” exibe nome social como nome oficial.

O Ministério da Saúde atualizou o aplicativo “Meu SUS Digital” e incluiu o nome social do usuário como o nome principal na ferramenta, em homenagem aos 20 anos da Visibilidade Trans, celebrado no dia 29 de janeiro. A mudança também é válida para o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que reúne informações clínicas sobre a saúde de um paciente ao longo da vida, e é acessado por profissionais da área.  

A advogada especialista em direito na saúde e antidiscriminatório, Nilza Sacoman, explica a importância da iniciativa, “é uma das formas de garantir atendimento digno às pessoas transexuais, que precisam enfrentar preconceito durante atendimentos médicos”.  

A transfobia e a homofobia são consideradas crime de injúria racial, desde 2019, após uma decisão do Supremo Tribunal Federal, “a falta de preparo de médicos e profissionais do setor constrange e pode comprometer a saúde da mulher trans”.  

De acordo com o Governo Federal, o Ministério pretende exibir o nome social em todos os documentos emitidos pelo aplicativo, e permitir que o usuário realize a alteração direto na ferramenta. Dessa forma, a carteira de vacinação digital e o certificado de vacinação da COVID-19 poderão ter a mudança.   

Outro projeto que começou a ser implementado em 2024 é a de promover o acesso à prevenção combinada ao HIV através de ambulatórios trans, em parceria entre o Ministério da Saúde, a Fiocruz e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). No total, oito ambulatórios estão em funcionamento em todo o país.