Pular para o conteúdo

Escola de Ofícios de Mariana destaca a capacitação feminina na construção civil neste novo semestre

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

As inscrições estão abertas desde o último dia 01 e serão estendidas até o dia 19 de fevereiro.

A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana, em operação desde 2019 dando ênfase em construção, empreendedorismo, inovação, autonomia e criatividade, inicia um novo semestre oferecendo diversas oportunidades gratuitas de aprendizado e crescimento profissional. Desde o início de sua fundação, a instituição já capacitou mais de 400 alunos em cinco áreas específicas de qualificação: Alvenaria (taipa, adobe e pau a pique), Carpintaria (madeira), Forjaria (forja artística), Cantaria (pedra) e Pintura (cal, óleo, estêncil e pátinas), além de realizar oficinas especializadas e mais de 20 visitas técnicas e encontros de arte e educação.  

Neste semestre o curso “Pedreira – Mulheres na Construção” é novidade na escola. Nele é proporcionado aulas teóricas e práticas, visitas técnicas, excursões, palestras e debates sobre os saberes, as artes e as condições sociais atuais, visando priorizar na formação de profissionais femininas aptas a utilizar os conhecimentos adquiridos para construir ou intervir em suas moradias, assim como ingressar no mercado de trabalho como empregadas, empregadoras ou autônomas. 

Os conteúdos abordados durante o curso se baseiam em temas fundamentais como segurança no trabalho, planejamento e acompanhamento de obras, leitura e interpretação de projetos, manuseio de máquinas, ferramentas e equipamentos, conhecimento das características dos materiais, processos de construção de estruturas em concreto armado, elevação de paredes e muros em alvenarias, reboco, assentamento de pisos cerâmicos e azulejos, instalação de marcos de portas e janelas, formas simples de madeira, entre outros. 

Outros cursos e minicursos tradicionais oferecidos como Carpintaria, Cantaria, Forjaria e Pintura serão divulgados em decorrer do semestre.