Pular para o conteúdo

Tarifa Zero tem sua renovação votada na Câmara Municipal

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O programa de gratuidade do transporte público coletivo iniciou em Mariana em fevereiro de 2022.

Na última sexta-feira (26), a Câmara Municipal de Mariana realizou uma sessão extraordinária para votar pela renovação do Tarifa Zero. A  Lei número 3.751 de janeiro de 2024 determina a prorrogação do Programa, que estava instituído pela vigência da Lei nº 3.715 de julho de 2023, data da sua última reiteração. 

No documento, o Prefeito Celso Cota, sancionou a continuidade do atual modelo de transporte e o Fundo Municipal de Transporte Coletivo (FMTC) por mais 12 meses a partir de sua vigência no dia 01 de fevereiro. O investimento feito pela Prefeitura para subsidiar o transporte coletivo é em torno de R$ 1,6 milhão, mais despesas ocasionais.  

Vale lembrar que no início de janeiro, a Prefeitura organizou uma audiência pública para debater e escutar a população sobre o Tarifa Zero. Reivindicações como melhor estado dos veículos, aumento do número de viagens para distritos e a superlotação foram os assuntos mais falados pelos usuários, que mesmo fazendo críticas, em sua maioria era à favor da continuidade do projeto. 

Na sessão para a votação da Lei, a prorrogação foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, porém os(as) vereadores(as) enfatizaram que as melhorias têm que ser feitas e as audiências públicas serem frequentes durante essa renovação, para escutar a população que faz uso regular dos ônibus.