Pular para o conteúdo

Em Mariana, casos de dengue seguem dentro dos parâmetros exigidos pela OMS

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

De 1º a 25 de janeiro foram registrados 237 casos, 156 adquiridos no município e 81 importados de outras localidades.

Os casos de dengue em Minas Gerais tiveram um aumento significativo de 103% em apenas uma semana, conforme apontado pelo Boletim Epidemiológico de Arboviroses Urbanas divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira (29). Nas quatro primeiras semanas do ano, o país já contabiliza um acumulado de 217.841 casos prováveis da doença. Há ainda 15 mortes confirmadas e 149 em investigação. A incidência é de 107,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto a taxa de letalidade está em 0,9%. No balanço anterior, que englobava as três primeiras semanas de 2024, o país registrava 12 mortes e 120.874 casos prováveis da doença. Havia ainda 85 óbitos em investigação. 

Em Minas Gerais os diagnósticos positivos saltaram de 11.490 (22/01) para 23.389 (29/01), refletindo um rápido crescimento da incidência da doença no estado. Atualmente, são registrados 64.724 diagnósticos prováveis de dengue, com uma morte confirmada e 35 casos em fase de investigação. 

Belo Horizonte lidera a lista das cidades mais afetadas, com 6.182 pessoas positivadas para a dengue. Itabira, localizada na região do Vale do Aço, aparece em segundo lugar com 3.182 casos confirmados. Em Mariana, segundo a secretaria de saúde, os casos de dengue estão dentro dos parâmetros de controle do Ministério da Saúde, mas, é preciso atenção. De 1º a 25 de janeiro foram registrados 237 casos, 156 adquiridos no município e 81 importados de outras localidades. 

A rápida disseminação da doença levou o estado a decretar situação de emergência, buscando agilizar processos para a aquisição de insumos e materiais para o tratamento médico dos pacientes.  

O decreto de situação de emergência possibilita ao Governo de Minas acelerar procedimentos, inclusive com a possibilidade de dispensa de licitação, visando a tomada de ações imediatas para conter o avanço da dengue e chikungunya. A vigência da situação de emergência é estabelecida por 180 dias, demonstrando a gravidade da situação e a necessidade de resposta rápida e eficaz das autoridades de saúde. 

A distribuição da vacina contra a dengue para os 521 municípios brasileiros selecionados pode começar na segunda semana de fevereiro. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse nesta terça-feira (30) que as doses ainda não começaram a ser entregues em razão de uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a ser cumprida pelo laboratório Takeda, responsável pela produção do imunizante.  

Serão vacinados crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra um dos maiores números de hospitalizações por dengue. A primeira remessa, com cerca de 757 mil doses, chegou ao Brasil no último dia 20. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro.