Pular para o conteúdo

Brasil se afasta de corrigir corrupção, aponta estudo do ano de 2023

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Na América do Sul, o país ficou atrás de Uruguai, Chile e Argentina.

O Brasil alcançou sua segunda classificação mais baixa na história do Índice de Percepção da Corrupção (IPC), um relatório elaborado pela Transparência Internacional. Segundo os dados divulgados na terça-feira (30), o país está em 104º lugar entre as 180 nações avaliadas pela organização. Quanto mais alto o posicionamento no ranking, menor é a percepção de corrupção no país. Em 2023, o Brasil obteve 36 pontos, dois a menos do que no ano anterior. 

O relatório atribui para cada país uma pontuação que varia do 0, equivalente a “altamente corrupto”, ao 100, que representa o “muito íntegro”. A pior colocada no ranking de 2023 é a Somália, com 11 pontos; na outra ponta, a Dinamarca é a melhor colocada, com 90 pontos. 

A Transparência Internacional destaca tanto aspectos positivos quanto negativos no combate à corrupção no Brasil em 2023. Entre os pontos negativos, a entidade aponta o fortalecimento do chamado “centrão”, que se consolidou através da adaptação e manutenção do esquema do orçamento secreto e do loteamento de espaços de poder. Além disso, a insegurança jurídica é criticada devido a decisões controversas e monocráticas tomadas no Supremo Tribunal Federal (STF). 

De acordo com a Transparência Internacional, um dos principais avanços no último ano foi a aprovação da reforma tributária, que possui um “potencial de impacto estrutural anticorrupção”. A investigação em curso pela Polícia Federal (PF) sobre um suposto aparato paralelo dentro da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também é considerada um avanço. 

Em comunicado, a Controladoria-Geral da União (CGU), responsável pela prevenção e combate à corrupção no governo federal, reconhece avanços significativos no campo do controle social, transparência e acesso à informação. Além disso, destacou a importância desse progresso, mas ressalta que os resultados da pesquisa devem ser interpretados com cautela. 

O índice da Transparência Internacional é construído através de uma análise combinada de até 13 fontes de dados. As opiniões consideradas abrangem desde especialistas em gestão pública até profissionais do mercado, como o Banco Mundial e o Fórum Econômico Mundial.