Pular para o conteúdo

Ampliação do teste do pezinho em MG irá detectar mais doenças raras

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Dentre as novas doenças incorporadas ao teste, destaca-se a Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma enfermidade com tratamento de alto custo.

O Programa Estadual de Triagem Neonatal (PTN-MG), popularmente conhecido como teste do pezinho, em Minas Gerais, passará por uma significativa ampliação a partir de fevereiro. O governo estadual anunciou a inclusão de mais três doenças raras no plano, elevando para 15 o número de enfermidades rastreadas. 

O teste do pezinho é uma prática essencial na identificação precoce de doenças que, se diagnosticadas e tratadas precocemente, podem proporcionar uma qualidade de vida melhor para os recém-nascidos. A expansão do programa visa abranger um espectro mais amplo de condições genéticas e metabólicas. 

Dentre as novas doenças incorporadas ao teste, destaca-se a Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma enfermidade com tratamento de alto custo. O diagnóstico precoce da AME é crucial, uma vez que o tratamento deve ser iniciado nos primeiros meses de vida para obter resultados mais eficazes. 

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, ressaltou que a escolha das novas doenças considerou aquelas que já possuem tratamento definido. Além disso, ele afirmou que, nos próximos meses, o Estado planeja incluir todas as doenças raras estabelecidas por lei no teste do pezinho, totalizando aproximadamente 60 enfermidades diagnosticadas. 

A iniciativa do governo estadual não se limita apenas ao diagnóstico. No caso da AME, o estado também se comprometeu a oferecer tratamento para crianças diagnosticadas com a doença, reforçando o compromisso com a saúde neonatal e o cuidado integral aos recém-nascidos.