Pular para o conteúdo

Acesso ao licenciamento ambiental é ampliado para empresas locais

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os responsáveis pelos empreendimentos ou por atividades com potencial degradante para o meio ambiente em Mariana devem procurar a Semmads.

Comércios, hotéis, lavadores de carro, oficinas e demais estabelecimentos podem agora solicitar análise técnica para a liberação do licenciamento ambiental em Mariana. Este serviço é prestado pela Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmads). 

O licenciamento ambiental, concedido por meio desse processo, autoriza a realização de atividades e operações que, de alguma forma, utilizam ou interferem nos recursos ambientais. A análise técnica realizada considera não apenas as implicações ambientais, mas também os aspectos sociais e econômicos, propondo medidas para mitigar impactos no ecossistema. 

Os responsáveis pelos empreendimentos listados na Lei Municipal Complementar n° 168/2017 ou por atividades com potencial degradante para o meio ambiente em Mariana devem procurar a Semmads que fica localizada na: (Av. Getúlio Vargas, 110 – Centro de Convenções). O formulário necessário será preenchido no local, logo após será encaminhado ao Departamento de Documentação e Arquivo, localizado no prédio da Prefeitura Municipal (Praça Juscelino Kubitschek, s/n), para iniciar o Processo de Regularização (PRO). É crucial também requisitar uma vistoria, assegurando a conformidade legal das atividades antes da obtenção do licenciamento. 

Após a vistoria, a equipe técnica realiza análises para verificar a viabilidade ou inviabilidade das atividades. Se aprovado, o requerente deverá atender a requisitos específicos e apresentar documentação para obter a licença, garantindo a conformidade legal de suas operações. 

O licenciamento ambiental desempenha um papel crucial na preservação do meio ambiente e oferece segurança à população. Além de mitigar riscos ao município, ele assegura a conformidade jurídica dos cidadãos com a lei. É um passo importante para garantir a sustentabilidade empresarial e a harmonia entre as atividades humanas e o ecossistema local. Afinal, cuidar do meio ambiente é um compromisso que todos compartilhamos.