O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu uma série de encontros de capacitação para os recém-eleitos membros do Conselho Tutelar de Mariana. Ao longo dos dias 15 a 17 de janeiro, os cinco integrantes participaram de sessões de treinamento realizadas no auditório do Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA).
No primeiro dia, a ênfase foi na apresentação das leis vigentes, diretrizes municipais para o funcionamento do órgão, além de informações sobre o CMDCA e a extensão territorial. Nos dias subsequentes, foram abordados os serviços que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, bem como os equipamentos de Proteção Social de Baixa Complexidade e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade.
Para Jéssica de Paula Lima, que inicia seu primeiro mandato no conselho, a capacitação desempenha um papel fundamental na integração dos profissionais em seu cotidiano. “O Conselho deve colaborar em conjunto com a rede e outros serviços. A capacitação é essencial para compreendermos quais são esses serviços e suas especificidades”, ressalta.
Os novos membros, eleitos por voto popular em 2023, assumiram oficialmente no último dia 10. As capacitações, que visam potencializar os serviços ao longo do ano, serão oferecidas de forma contínua, promovendo o desenvolvimento contínuo e aprimoramento das habilidades dos profissionais.