Pular para o conteúdo

MG destaca-se como líder no crescimento turístico do Brasil, conforme dados do IBGE 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Apenas no ano passado, Minas Gerais recebeu cerca de 31 milhões de turistas.

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na terça-feira (16), revelam que Minas Gerais se destaca como líder no crescimento do setor de turismo no país durante o período de janeiro a novembro de 2023, registrando um aumento expressivo de 16,5% nas atividades. Esse índice supera mais que o dobro do crescimento de São Paulo (6,8%) e posiciona o estado à frente de destinos potencialmente turísticos, como Bahia (12,6%) e Rio de Janeiro (11,6%). 

De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), esse crescimento impulsionou uma movimentação econômica de 34 bilhões em todo o Estado, resultando na criação de aproximadamente 50 mil empregos na economia criativa. Esse número corresponde a 26% de todos os 187.866 postos de trabalho gerados até novembro, conforme dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

Os resultados positivos não surpreendem mais os gestores do turismo em Minas Gerais. Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo, destaca que o sucesso é reflexo dos esforços conjuntos e transversais do governo mineiro em diversos projetos e metas. Ele ressalta a riqueza cultural e as paisagens exuberantes do estado como fatores que têm despertado o interesse de visitantes locais e internacionais. 

Um dos fatores apontados pelo governo mineiro para esse crescimento consistente nos últimos dois anos é a política de descentralização adotada pela Secult-MG, por meio do programa Mais Turistas. Esse programa implementa ações que fortalecem o turismo em diversas regiões do Estado, impulsionando a criação de empregos e a geração de renda. Apenas no ano passado, Minas Gerais recebeu cerca de 31 milhões de turistas. 

O IBGE aponta que o crescimento nas atividades turísticas é resultado do aumento no volume de turistas utilizando serviços de empresas dos ramos de locação de automóveis, restaurantes, serviços de bufê, hotéis, agências de viagens, transporte aéreo e rodoviário ao longo de 2023. Em Minas, a ocupação hoteleira é uma evidência clara desses números positivos.