Pular para o conteúdo

Prefeitura fortalece campanhas de conscientização para saúde no Janeiro Branco e Roxo 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

As ações de conscientização visam conhecimentos sobre a hanseníase e a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional.

Durante o mês de janeiro, mês das campanhas Janeiro Branco e Roxo, a Prefeitura de Mariana, está empenhada em desenvolver ações de conscientização sobre a hanseníase e a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. 

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), tanto na sede quanto nos distritos, estão liderando atividades de sensibilização que abrangem palestras, rodas de conversa e dinâmicas. Essas iniciativas têm o objetivo de informar e orientar a comunidade sobre a hanseníase, uma doença infecciosa e contagiosa que afeta a pele, mucosas e nervos, com sintomas primários sendo o surgimento de manchas indolores ou com alterações de sensibilidade à temperatura na pele. 

É fundamental ressaltar que o diagnóstico e o tratamento adequado para a hanseníase são oferecidos gratuitamente em todos os postos de saúde, e o intuito das ações realizadas é não apenas divulgar os sintomas, mas também eliminar estigmas e preconceitos associados à doença. 

No âmbito de Janeiro Branco, focando os cuidados com a saúde mental, os profissionais de saúde estão promovendo atividades direcionadas ao bem-estar emocional da população. O foco está em despertar, educar e refletir sobre os sentimentos, as relações e a própria vida, passando a conscientizar sobre a importância do cuidado constante com a saúde mental, especialmente neste período. 

Essas iniciativas reforçam o compromisso da Prefeitura de Mariana em promover a saúde integral da população, oferecendo suporte não apenas físico, mas também emocional, garantindo o acesso à informação e cuidados essenciais para o bem-estar de todos os cidadãos.