Pular para o conteúdo

Pesquisadores desenvolvem anticoncepcional masculino com 99% de eficácia 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Especialistas realizaram os primeiros testes do gel em pacientes de 29 e 30 anos em 08 de agosto.

Uma startup americana alcançou um marco significativo no desenvolvimento de um gel que pode se tornar o primeiro anticoncepcional masculino do mundo, com uma eficácia de 99%, segundo resultados iniciais dos testes. Os ensaios clínicos em humanos tiveram início em agosto do ano passado, na Austrália. 

Chamado de ADAM, o estudo divulgado pela própria startup descreve o medicamento como um “gel à base de hidrogel, de longa duração, não-contraceptivo masculino hormonal e não permanente”. 

Especialistas realizaram os primeiros testes do gel em pacientes de 29 e 30 anos em 08 de agosto, e ambos os procedimentos foram bem-sucedidos. Dessa forma, expressaram satisfação com os resultados, destacando a inovação do estudo. “Estamos muito satisfeitos por fazer parte deste estudo inovador que está testando o primeiro contraceptivo masculino implantável. ADAM tem o potencial de ser o primeiro grande avanço na contracepção masculina desde a vasectomia, que foi introduzida há mais de 100 anos.” 

Também foi ressaltada a positiva procura dos homens pelo medicamento. “Ficamos agradavelmente surpresos com o interesse que houve dos homens em participar do estudo. Conseguimos realizar as nossas primeiras implantações ADAM apenas 4 semanas após o lançamento da campanha de recrutamento. Podemos ver um futuro onde muitos pacientes mais jovens do sexo masculino procurarão o procedimento ADAM em vez dos métodos contraceptivos existentes.” 

Ao todo, 23 homens australianos participaram dos procedimentos de teste do medicamento, enquanto mais de mil voluntários se candidataram para participar. 

O contraceptivo foi injetado durante uma consulta médica de 15 minutos no tubo que transporta os espermatozoides dos testículos para fora do corpo, com a aplicação de uma anestesia local. Apesar de todos os voluntários continuarem a ter ejaculações, o número de espermatozoides reduziu de 99% a 100% em apenas um mês. 

Novos testes estão sendo planejados para avaliar a reversibilidade do método no futuro, proporcionando uma abordagem inovadora e promissora para a contracepção masculina.