Pular para o conteúdo

MG confirma casos de dengue e chikungunya e investiga morte por dengue em 2024

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A morte foi confirmada na madrugada de terça-feira (9 de janeiro); paciente de Timóteo estava internada em um hospital de Ipatinga.

Inseto aeds aegypti popularmente conhecido como mosquito da Dengue. Vetor transmissor da doença.

A morte de uma adolescente de 17 anos está sendo investigada sob a suspeita de dengue. A jovem, natural de Timóteo, na região do Vale do Aço, faleceu durante a madrugada de terça-feira (9 de janeiro) em um hospital de Ipatinga, cidade vizinha. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Timóteo confirmou a ocorrência e informou que, neste momento, não é possível afirmar com precisão se a causa do óbito foi a dengue. A confirmação aguarda a realização de exames pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), responsável pela investigação no estado de Minas Gerais. 

A adolescente recebeu atendimento no dia 6 de janeiro na UPA Geraldo dos Reis Ribeiro, onde foi medicada e liberada com prescrição médica. Ela e seus responsáveis foram orientados a retornar à unidade de saúde caso a situação se agravasse. Lamentavelmente, a Secretaria de Saúde foi informada da morte da jovem no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, nesta terça-feira. 

O corpo da adolescente foi velado e sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, em Timóteo, ainda no mesmo dia. A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) e a Funed ainda não se manifestaram sobre a investigação. 

Conforme o boletim divulgado pela SES-MG em 8 de janeiro, Timóteo já confirmou um caso de dengue e quatro casos de chikungunya em 2024. Até o momento, não foram registradas mortes decorrentes dessas doenças no município. A população aguarda mais informações sobre o desfecho da investigação para compreender a real causa da morte da jovem.