Pular para o conteúdo

Confira o que escolas podem ou não exigir na lista de material escolar 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A escola deve fornecer listas aos alunos para que os pais possam pesquisar preços e escolher onde adquirir os produtos.

Com a proximidade do início do ano letivo, os pais iniciam o planejamento para a compra dos materiais escolares, uma despesa extra que pode gerar preocupações. Com o intuito de conter práticas abusivas na elaboração da lista de material escolar, é fundamental que os consumidores compreendam o que as escolas podem ou não exigir, de acordo com o art. 39, V do Código de Defesa do Consumidor (CDC). 

A Lei Federal nº 9.870/99, no art. 1º, § 7º, estabelece que a cláusula contratual que imponha ao contratante o pagamento adicional ou o fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição é nula. Materiais que beneficiam a coletividade, como papel ofício e outros de uso genérico, já devem ser considerados no valor da mensalidade. 

Materiais de limpeza, por conterem elementos químicos e instruções de segurança específicas, não devem constar na lista de material escolar, pois não são manuseáveis pelas crianças. O mesmo se aplica a materiais de uso administrativo, como papel higiênico e produtos de limpeza. 

É proibida a indicação de preferência por marca ou modelo de qualquer item do material escolar. A escola não pode exigir que o material seja novo, exceto se for produzido pela própria instituição. 

A prática de cobrar taxas para aquisição de material escolar na própria instituição é abusiva. A escola deve fornecer listas aos alunos para que os pais possam pesquisar preços e escolher onde adquirir os produtos. Conforme a legislação estadual, fica vedada a cobrança de taxa de material escolar, incluindo cotas ou valores sob outras denominações, referentes a água, luz ou telefone. 

Em caso de discordância com algum item da lista, os consumidores têm o direito de exigir seus direitos.